x_3bcb21ad

TCC Fotonovela Profª Vera Lemos

A proposta de trabalho final para as turmas A e C foi a produção de uma fotonovela:

Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.

O trabalho foi desenvolvido em grupo seguindo as seguintes etapas:

1 - Orientações Gerais sobre o trabalho:

Fotonovelas são novelas em quadrinhos que utilizam, no lugar dos desenhos,fotografias, de forma a contar, sequencialmente, uma história Devem ser bem divertidas e ter como tema central as intrigas sentimentais, os amores impossíveis! Tem romance, drama e ação.
 Para saber mais leia aqui!
Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.
2- Orientações sobre a produção textual:

A narrativa deve conter:

Apresentação = apresentar os personagens
Conflito = surge algum desafio na história
Desenvolvimento = os personagens tentam resolver o desafio
Clímax = quando o desafio é resolvido
Desfecho = os personagens comemoram o “final feliz”         
Escolher o título para a história.

Revisar o texto.

3- Formação dos grupos:

Dois grupos da Turma A e quatro grupos da Turma C

4- Ação:

a)   Elaborar o roteiro ou argumento (escrito).
b)   Escolher os personagens e  traçar seus perfis (físicos e psicológicos).
c)   Escolher o cenário.
d)   Elaborar o storyboard:  o roteiro contado em quadros, desenhado. Leia!
e)   Fotografar as cenas.
f)    Produzir o produto final = arte gráfica
g)   Aplicativos utilizados: Editor de texto (Word); apresentação de slides (PowerPoint); Paint e edição de vídeo (Movie Maker).
h)   Recursos; maquina digital celular,  computador e web, impressora e arquivo de áudio.

5- Avaliação:

Desempenho do grupo: relação interpessoal; logística; ação.
Desempenho na criação: criatividade, arte gráfica, produto final.
Qualidade da produção textual: coerência; norma culta; digitação.
Nível de aprendizagem satisfatório.

6- Considerações Finais:

Nesse trabalho a linguagem da fotografia foi o condutor das atividades. Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver o trabalho em grupo e o espírito de liderança ente seus membros por meio da interação pessoal e da  improvisação teatral. Ao fotografar as cenas descritas no storyboard, que foram além do laboratório de informática, foram exploradas as áreas externas, tais como: os pátios, corredores do Instituto Granbery  e laboratório 2, tornando assim, a atividade desafiadora, divertida e fascinante.

Visando incentivar a criatividade, a autoria, os recursos tecnológicos disponíveis e a aplicabilidade do conteúdo aprendido durante o curso a atividade proposta teve seus objetivos plenamente alcançados visto que os produtos finais resultaram em excelentes trabalhos.

Parabéns aos grupos pelo empenho e pela criatividade!

Os produtos finais produzidos são:

 Grupo 1 - Turma A
 Grupo 2 - Turma A
 Grupo 1 - Turma C
 Grupo 2 - Turma C
 Grupo 3 - Turma C
Grupo 4 - Turma C

Veja como foram realizadas as etapas do trabalho final segundo o relato dos grupos:

Parte 1


Parte 2
Professora Vera – Dezembro 2011