Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.
O trabalho foi desenvolvido em grupo seguindo as seguintes etapas:
1 - Orientações Gerais sobre o trabalho:
Fotonovelas são novelas em quadrinhos que utilizam, no lugar dos desenhos,fotografias, de forma a contar, sequencialmente, uma história Devem ser bem divertidas e ter como tema central as intrigas sentimentais, os amores impossíveis! Tem romance, drama e ação.
Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.
2- Orientações sobre a produção textual:A narrativa deve conter:
Apresentação = apresentar os personagens
Conflito = surge algum desafio na história
Desenvolvimento = os personagens tentam resolver o desafio
Clímax = quando o desafio é resolvido
Desfecho = os personagens comemoram o “final feliz”
Escolher o título para a história.Revisar o texto.
3- Formação dos grupos:
Dois grupos da Turma A e quatro grupos da Turma C
4- Ação:
a) Elaborar o roteiro ou argumento (escrito).
b) Escolher os personagens e traçar seus perfis (físicos e psicológicos).
c) Escolher o cenário.
d) Elaborar o storyboard: o roteiro contado em quadros, desenhado. Leia!
e) Fotografar as cenas.
f) Produzir o produto final = arte gráfica
g) Aplicativos utilizados: Editor de texto (Word); apresentação de slides (PowerPoint); Paint e edição de vídeo (Movie Maker).
h) Recursos; maquina digital celular, computador e web, impressora e arquivo de áudio.
5- Avaliação:
Desempenho do grupo: relação interpessoal; logística; ação.
Desempenho na criação: criatividade, arte gráfica, produto final.
Qualidade da produção textual: coerência; norma culta; digitação.
Nível de aprendizagem satisfatório.
6- Considerações Finais:
Nesse trabalho a linguagem da fotografia foi o condutor das atividades. Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver o trabalho em grupo e o espírito de liderança ente seus membros por meio da interação pessoal e da improvisação teatral. Ao fotografar as cenas descritas no storyboard, que foram além do laboratório de informática, foram exploradas as áreas externas, tais como: os pátios, corredores do Instituto Granbery e laboratório 2, tornando assim, a atividade desafiadora, divertida e fascinante.
Visando incentivar a criatividade, a autoria, os recursos tecnológicos disponíveis e a aplicabilidade do conteúdo aprendido durante o curso a atividade proposta teve seus objetivos plenamente alcançados visto que os produtos finais resultaram em excelentes trabalhos.
Parabéns aos grupos pelo empenho e pela criatividade!
Os produtos finais produzidos são:
Grupo 1 - Turma A
Grupo 2 - Turma A
Grupo 1 - Turma C
Grupo 2 - Turma C
Grupo 3 - Turma C
Grupo 4 - Turma C
Veja como foram realizadas as etapas do trabalho final segundo o relato dos grupos:
Parte 1
Parte 2
Parte 1
Professora Vera – Dezembro 2011